Boa comunicação é chave para uma boa gestão
No ano passado tive um problema de saúde que me deixou um pouco apreensivo. Apesar de ser considerado um procedimento de rotina, a preocupação, o receio e a desconfiança sempre aparecem. “É simples quando é nós outros”, como diz a minha mãe.
Mas uma coisa que me fez bem e me deixou mais tranquilo e animado foi a quantidade de mensagens que recebi de apoio, de elogios e de pessoas que falaram sobre as suas próprias experiências em situações similares. Acabei não divulgando muito o que ia fazer, limitando para amigos próximos e familiares, mas acabou que outras pessoas ficaram sabendo e recebi mensagens e ligações (sim, ainda fazem ligações!) de pessoas que não esperava, e foi importante para o momento que passei.
Isso me fez pensar como é importante falar para os outros o que você acha, sua experiência, seu retorno e como isso faz bem para quem está ouvindo. E em uma instituição, isso não é diferente.
Nem sempre a pessoa que trabalha junto contigo sabe o que você pensa. Será que estou fazendo meu trabalho direito? Será que meu chefe está gostando? Será que posso melhorar? Será que estou alinhado com o que a empresa espera de mim?
Esses tipos de dúvidas são comuns, e mais comuns ainda se o colaborador não tem qualquer feedback de seus gestores. Ter uma conversa franca entre as pessoas da área, dar um retorno do trabalho de cada um, conversar sobre expectativas dentro da empresa, sobre o que cada um espera do trabalho e como o trabalho de cada um impacta no resultado é fundamental para não ter ruídos e ter um ambiente mais harmônico. E isso não deve ser feito somente uma vez, mas periodicamente devemos rever o que está sendo feito, alinhar expectativas, o que dá certo, o que dá errado etc.
E sair dos protocolos estabelecidos da empresa, não se prender somente a eles. Elogiar o trabalho dos companheiros, da sua área ou de outra, sem necessariamente em uma reunião de feedback, faz diferença, tal qual as ligações que recebi nesse período pré-operatório. Mostrar para as pessoas que você se importa e acompanha o trabalho e que valoriza o que seus companheiros ou subordinados estão fazendo. Deixar claro que aquelas ações fizeram diferença no resultado final serve para valorizar e estimular os colaboradores.
Por vezes, uma palavra de incentivo é o que falta para a pessoa seja mais proativa, enxergar o trabalho sob outro ângulo ou mesmo apresentar alguma ideia que estava guardada e que tinha vergonha de mostrar.
Em pesquisa de 2020 da Insperiência, agência de educação corporativa, aponta que mais da metade dos gestores não sabem dar feedback corretamente, e que 61% dos gestores só acham necessário dar retorno quando o empregado tem algum comportamento inadequado.
A pesquisa Global Workforce Study – 2016 corrobora com esses dados e aponta que pouco mais da metade (56%) dos empregados avalia os gestores positivamente em relação à clareza na comunicação de metas e atribuições e menos da metade (47%) acham justas as decisões relativas à remuneração vinculada ao desempenho.
A avaliação cai mais quando se fala sobre o tempo para lidar com os aspectos do trabalho relacionados às pessoas. Apenas 44% dos participantes do estudo enxergam positivamente o papel dos gestores diretos. Em uma das principais tarefas dos gerentes, a gestão do desempenho, mais de 70% dos gestores dedicam a esta tarefa menos de 6 horas por ano por empregado. Um número baixo e que mostra que se dedicassem mais tempo a esta atividade, provavelmente conseguiriam desenvolver mais as equipes. A pesquisa revela baixos resultados nessa área, com apenas 49% empregados afirmando que os gestores atuam como coaches e ajudam a melhorar seu desempenho no trabalho.
Esses dados mostram o quanto os gestores pecam na hora de conversar, elogiar e incentivar seus colaboradores. E é claro que isso impacta em um bom ambiente de trabalho e uma maior produtividade.
E, consequentemente, isso impacta na produtividade da empresa e no relacionamento dos empregados com os clientes. Alguém motivado, que tenha retorno constante do seu trabalho e que tenha um profissional mais “tarimbado” acompanhando e ajustando suas atividades, se sentirá mais seguro e mais proativo para atender os clientes e resolver suas dúvidas e problemas.
A boa comunicação é a chave para melhorar o ambiente, a produtividade e o relacionamento dentro do próprio departamento e da organização, além de ser crucial para uma boa gestão.