As 5 bases da liderança
Grandes líderes permitem que seus funcionários cometam erros.
Os tempos de chefes brutamontes dando ordens e empregados seguindo cegamente por medo do que pode acontecer felizmente estão ficando para trás. Para uma empresa prosperar nestes tempos de instabilidade, os líderes devem criar ambientes favoráveis para que o trabalho de qualidade possa acontecer.
Isso significa aplicar um conjunto inteiramente novo de práticas de liderança que leva em conta estas novas formas de fazer negócios. Os gestores mais eficazes de hoje utilizam o que chamo de “As 5 bases da liderança”. Confere só:
1ª. Delegar: já que para atingir os resultados os gestores precisam das pessoas, delegue a responsabilidade e a autoridade para que façam um bom trabalho. Esta é uma função vital de liderança, uma vez que nem o melhor dos melhores do mundo não pode ter sucesso por si mesmo (o problema é quando a delegação não é feita por esquecimento, incompetência ou porque o “funcionário está cansado”, mas isso é outra história).
2ª – Energize a equipe. Os melhores líderes são mestres em fazer as coisas acontecerem. Eles criam muito mais energia do que consomem, fazendo com que as pessoas lutem pelos objetivos coletivos.
3ª – Comunicação. Ela é a alma de qualquer negócio, grande ou pequeno. As empresas em que os trabalhadores e gestores realmente se conectam por meio da comunicação com frequência e honestamente são muito mais eficazes e muito mais rentável do que as empresas que não o fazem. Informação é poder e, como a velocidade dos negócios continua a acelerar, a informação deve ser comunicada em toda a organização de forma rápida e eficiente.
4ª – Resolver os problemas: Um dos trabalhos importantes dos gestores é resolver os problemas, sem essa de responder a uma questão crítica com um, “isto é com o setor tal”.
5ª – Dar Suporte. No passado, os antigos patrões davam ordem e se certificavam se elas foram cumpridas. Este não é mais o caso. Cada vez mais, os gestores estão se tornando treinadores.
Grandes líderes permitem que seus funcionários cometam erros e discordem do status quo sem medo de represálias, mesmo isto não sendo tão fácil assim.