Mais atitude, menos receptividade
“Para melhorar os resultados, as empresas precisam de profissionais mais ativos e capazes de executar a estratégia.”
Esses dias estive num grande shopping e visitei uma loja de colchões. O movimento estava fraco, e lá dentro da loja eu contei 5 ou 6 vendedores, mais o gerente.
Eu era o único cliente da loja naquele momento. Uma vendedora muito simpática veio me atender. Os outros cinco continuaram lá nas suas vidinhas: conversa fiada, paciência no computador, Facebook… Numa tÃpica rotina da baixa performance e anti-produtiva.
O que eles poderiam estar fazendo ali naquele momento, já que a loja estava vazia?
Com toda certeza, tudo o que não estavam fazendo.
- Divulgação dos produtos no Facebook;
- Enviando mensagens de Whatsapp para os clientes;
- Abordando clientes na porta da loja;
- Visitando as outras lojas com um cupom desconto para os outros varejistas;
- Ligando para clientes que compraram recentemente para perguntar se gostaram do produto e pedindo alguma indicação…
Aquela empresa me parece vender bem. Mas imagina o quanto poderia vender se os vendedores fossem mais ATIVOS do que RECEPTIVOS, amantes da rotina?
Mais do que o conhecimento técnico, as empresas precisam de uma equipe com ATITUDE.